Buscar
Buscar

Como usar o SUS em Ribeirão Preto

SUS em Ribeirão Preto

O Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado pela Constituição Federal de 1988 com o objetivo de que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de saúde.

 

Presente em todos os municípios do país, o SUS tem o dever de atender qualquer paciente que procure suas unidades sem custo algum.

 

Porém, muitas pessoas têm dúvida sobre como o SUS funciona, em especial qual a função de cada unidade de saúde.

 

Por exemplo, se você precisa de uma consulta médica sem urgência, que unidade deve procurar?

 

E se for urgente? Ou com um especialista?

 

Para sanar estas dúvidas básicas, preparamos o guia seguir, baseado em informações disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.

1.1 – A porta de entrada para o SUS
Qualquer cidadão residente em Ribeirão Preto, que necessitar de um atendimento em saúde, deve procurar a UBS – Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Elas são consideradas a porta de entrada para o SUS – Sistema Único de Saúde.

 

1.2 – O que levar quando for a unidade

1.2.a – Primeiro atendimento
Quando o cidadão não for usuário do sistema, na sua primeira ida a unidade, será feito o cadastramento (nº Hygia), sendo necessário:
– Identidade ( RG/ CPF/ CNS )
– Comprovante de residência, preferencialmente, no nome do usuário.

1.2. b- Sempre que for a uma consulta:
– Procure chegar com 15 minutos de antecedência
– Não esquecer de levar o seu cartão da unidade (nº Hygia).
– Levar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Caso o usuário não tenha, deverá providenciar – Clique aqui.

 

1.3 – Como agendar uma consulta
A primeira consulta, considerada de atenção básica como clínico-geral, pediatria e ginecologia-obstétrica, é agendada nas UBS.
O usuário poderá agendar diretamente na UBS ou através do teleagendamento: 0800 770-1160 (é necessário ter o cartão da unidade).

 

1.4 – Serviços oferecidos na maior parte das UBS:
– Clínica Médica
– Ginecologia e Obstetrícia – Pediatria
– Odontologia
– Enfermagem vacina – teste do pezinho
– PIC – Programa de Integração Comunitária
– Assistência Domiciliar
– Acompanhamento de famílias cadastradas
– Programa de Agentes Comunitários
– Farmácia
* Verificar antes os horários de funcionamento e serviços oferecidos

 

1.5 – A organização dos serviços das UBS
Toda unidade tem um gerente responsável (gestor local) e, grande parte, uma comissão local de saúde (participação dos usuários) –Informe-se durante o seu atendimento.

Sempre que o problema de saúde do usuário não puder ser resolvido pelos médicos, dentistas ou outro profissional do atendimento básico, o usuário será encaminhado a um especialista.

Este encaminhamento será feito com uma guia de referência, onde constará o local, a data e o horário do atendimento.

O atendimento poderá ser feito em uma das unidades especializadas da própria Secretaria Municipal de Saúde, ou em algum outro estabelecimento de saúde conveniado.

Este atendimento será feito através do Complexo Regulador. O paciente será encaminhado para os hospitais integrantes do SUS, com uma guia de referência.

O profissional de saúde que está atendendo ao paciente é informado pelo Complexo Regulador, para qual hospital o paciente deverá ser encaminhado.

 

Este sistema é um instrumento que, antes de qualquer coisa, garante maior agilidade no atendimento, evitando que o paciente fique andando, de um hospital a outro, à procura de vaga para internação.

As UPAs e PAs funcionam 24 horas para o atendimento de urgência e emergência.

– Os usuários deverão se dirigir às UPAs/PAs quando ocorrer:

– Febre Alta, desmaios, acidentes, convulsões; agressões, físicas, afogamentos, quedas, hemorragias, ferimentos, crises, de falta de ar, queimaduras, envenenamentos, dores intensas, fraturas, etc.

– Não procure as UPAs ou PAs para: Atestados médicos, trocas de receitas e encaminhamentos para especialistas.

O telefone 192 é o acesso ao serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de Ribeirão Preto (SAMU).

O que o SAMU atende: Casos graves e que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de vida.

Como acessar: Ligando no 192, de qualquer telefone. No caso de telefone público (orelhão), não há a necessidade de colocar fichas – a ligação é gratuita.
 

Ao ligar para o 192:
 

    • Diga o motivo do chamado de forma rápida e clara;

 

    • Diga o seu nome e de onde está ligando;

 

    • Responda corretamente às perguntas feitas, as respostas dadas ajudarão a decidir qual o recurso disponível e indicado na hora e local solicitado;

 

    • Forneça o endereço (rua, avenida, número, bairro) correto de onde está a vítima indicando, preferencialmente, pontos de referência e como chegar mais facilmente ao local. Para diminuir o tempo de chegada do SAMU ao local, solicite que alguém sinalize para a viatura quando esta estiver próxima. Se for residência, quando possível, solicite que alguém permaneça na porta;

 

  • Informe, em casos de acidentes de trânsito, o número de vítimas e se há alguém preso em ferragens.

Importante:
 

    • Siga atentamente as orientações passadas por telefone, enquanto aguarda a chegada da ambulância, assim, não desligue até que sejam passadas todas as informações necessárias;

 

    • Nunca remova o acidentado em casos de acidente ou queda, pois poderá agravar ou provocar outras lesões, especialmente de coluna cervical;

 

    • Não mexa na vítima! Chame o socorro pelo número 192;

 

    • Mantenha a calma;

 

    • A ansiedade em ajudar pode agravar a situação da vítima;

 

  • Caso haja piora do estado da vítima, ligue novamente e repasse as atuais condições da vítima.

População alvo

Qualquer pessoa residente em Ribeirão Preto, que se enquadre nos critérios do SAD:

 

    • Pessoas com dependência total ou parcial (agravos que impeçam a plena autonomia para locomoção e o autocuidado);

 

    • Pessoas necessitando de cuidados especiais que possam ser desenvolvidos no domicílio;

 

    • Pessoas com doenças transmissíveis, necessitando de cuidados específicos e educação em saúde;

 

  • Pessoas consideradas em iminência de risco ou agravo à saúde, pelos profissionais das unidades de saúde, núcleos de saúde da família (NSF), profissionais dos programas da SMS, bem como instituições da comunidade e população.

A Atenção Domiciliar (AD) não estará indicada, quando:

    • Paciente não apresenta incapacidade, nem dependência total ou parcial (estando fora da população alvo);

 

    • Por falta de cuidador;

 

    • Descrição do domicílio: não tem infra-estrutura para acomodar o paciente; não tem mínimas condições de higiene e de moradia.

 

    • A possibilidade da família ou o paciente assumir o seu cuidado, integralmente;

 

    • A possibilidade do paciente ou a família não desejarem a AD;

 

    • Pela institucionalização do paciente;

 

  • E também pela não estabilidade do paciente, necessitando intervenção hospitalar.

Como o serviço é acionado:

Qualquer pessoa poderá solicitar o serviço do SAD, dirigindo-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A solicitação para visita domiciliar será sempre preenchida por um profissional de saúde.

O profissional da saúde preencherá a solicitação para visita domiciliar (UBS/UBDS, ambulatórios de especialidades, hospitais e outros) e deverá encaminhá-la a Unidade de Saúde de referência do paciente, para a avaliação do enfermeiro que servirá de pré-triagem.

O enfermeiro verificará itens do protocolo do SAD, que são dados relevantes para o atendimento integral do paciente

Acesso aos medicamentos padronizados pela Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde fornece aos munícipes os medicamentos essenciais padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume.

Para se ter acesso a esses medicamentos é necessário à apresentação de receita médica e cartão de matrícula da unidade de saúde.

É importante salientar que para alguns medicamentos podem ocorrer peculiaridades que serão esclarecidas na farmácia da unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para saber se os medicamentos de que necessita são padronizados acesse o site da SMS clique em assistência farmacêutica e depois em Remume para consulta.

Sugerimos que procure o(a) farmacêutico(a) da unidade de saúde mais próxima de sua residência que poderá analisar a receita e orientar cada caso.

Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, anteriormente denominado de medicamentos de alto custo (Programa de Medicamentos Excepcionais)

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde sob gestão Estadual que recebe financiamento federal e o co-financiamento é de responsabilidade estadual.

A dispensação desses medicamentos é realizada pela Farmácia Especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, situada no Campus Universitário. Site de consulta e informações www.hcrp.fmrp.usp.br, Nesse link constam inclusive os novos protocolos estaduais e seus respectivos formulários específicos.