Buscar
Buscar

Todos contra o desperdício!

TODOS CONTRA O DESPERDÍCIO

 

 

O CSE Prof. Dr. Joel Domingos Machado iniciou uma campanha com vistas a chamar atenção para a racionalização do consumo de energia elétrica,  visando a economia de recursos públicos, o respeito ao meio ambiente, o compromisso e a responsabilidade social que norteiam todas as atividades da instituição, bem como promover ações que atendam aos princípios e objetivos da Política Ambiental da Universidade de São Paulo.

 

O objetivo principal da campanha é alertar funcionários, colaboradores, médicos, alunos e usuários em geral para que repensem e se atentem aos hábitos de consumo de energia elétrica afim de promover a utilização consciente de recursos e equipamentos elétricos da unidade.

As principais recomendações são:

     Ar condicionado

Prefira ventilação natural nos dias mais frios e nos dias quentes mantenha a temperatura do ar condicionado em no mínimo 22 º.

Mantenha portas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado.

Desligue o ar condicionado 30 minutos antes de deixar o ambiente.

     Luzes

Tente aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia.

Não se esqueça de apagar as luzes toda vez que sair de um ambiente.

       Computadores e impressoras

Desligue computadores e impressoras que não estiverem em uso naquele momento.

Lembre-se de verificar se todos estão desligados no final do expediente.

      Tenha iniciativa!

Caso veja alguma luz acessa ou equipamento ligado desnecessariamente tenha sempre a iniciativa de desligá-los.

Lembre-se que isso inclui além de ar condicionado, computadores e impressoras, outros aparelhos como cafeteiras, televisores, ventiladores e afins.

Evite carregar celulares pessoais no ambiente de trabalho e se for indispensável, não deixe o carregador plugado na tomada sem necessidade.

Ao final do expediente preste especial atenção aos possíveis equipamentos que ainda estão ligados. Retirá-los da tomada antes dos finais de semana e feriados é muito recomendado para reduzir consumo “stand by” e danos pelas possíveis oscilações na rede elétrica.

      Ajude!

O seu envolvimento é fundamental!

Compartilhe informações, fale com sua equipe e seus colegas sobre essa iniciativa, pois o impacto de posturas racionais no consumo de energia elétrica traz benefícios para todos!

 

Baixe o papel de parede da campanha e instale neste computador

 

Papel de parede uso racional de energia

Papel de parede – Uso racional de energia elétrica – CSE Prof. Dr. Joel Domingos Machado