Buscar
Buscar

Coronavírus: Informe-se! Proteja-se!

A Covid-19 é uma doença respiratória viral identificada na China no ano de 2019, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa.

 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

 

 

TRANSMISSÃO, SINTOMAS E PREVENÇÃO

 

COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE

 

ETIQUETAS DE HIGIENE

DÚVIDAS COMUNS

Como o vírus responsável pela COVID-19 se propaga?
Por contato pessoal direto, contato próximo (espirro, tosse) ou com objetos contaminados. O vírus causador da COVID-19 pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como mesas ou telefones. As pessoas também podem pegar COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou espirra. É por isso que é importante ficar a mais de 1 metro (3 pés) de uma pessoa doente.
O vírus que causa o COVID-19 pode ser transmitido pelo ar?
Estudos até o momento sugerem que o vírus que causa o COVID-19 é transmitido principalmente pelo contato com gotículas respiratórias – e não pelo ar.
É possível pegar COVID-19 de uma pessoa que não apresenta sintomas?
A principal maneira pela qual a doença se espalha é através de gotículas respiratórias expelidas por alguém que está tossindo. O risco de contrair COVID-19 de alguém sem sintomas é muito baixo. No entanto, muitas pessoas com COVID-19 têm apenas sintomas leves – particularmente nos estágios iniciais da doença. Portanto, é possível pegar o COVID-19 de alguém que tenha, por exemplo, apenas uma tosse leve e não se sinta mal.
Quais são os sintomas de alguém infectado com COVID-19?
Os sintomas comuns são febre, tosse e dificuldade de respirar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?
  1. Em primeiro lugar mantenha-se sempre informado por fontes confiáveis evitando informações propagadas em redes sociais e faça o seguinte para cuidar da sua saúde e proteger as outras pessoas:
  2. Lave com frequência as mãos com água e sabão ou aplique álcool gel 70%;
  3. Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
  4. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
  5. Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.
  6. Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico especializado – Uma unidade de pronto atendimento mais próxima.
Existe uma vacina ou medicamento contra COVID-19?
Ainda não. Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o COVID-2019. As pessoas infectadas devem receber cuidados de saúde para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.
Posso pegar Covid-19 de animais doentes?
Não. Não há evidências de que animais que fazem companhia ou animais de estimação, como gatos e cães, tenham sido infectados ou possam espalhar o vírus que causa o COVID-19.
Quem tem maior risco de ter a doença agravada?
Adultos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas pré-existentes como diabetes ou cardiopatias.
É útil usar máscara?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras somente por:

  1. Pessoas com sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade de respirar, inclusive ao procurar atendimento médico;
  2. Profissionais de saúde e pessoas que prestam atendimento a indivíduos com sintomas respiratórios;
  3. Profissionais de saúde, ao entrar em uma sala com pacientes ou tratar um indivíduo com sintomas respiratórios.

O uso de máscaras não é necessário para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios.

As pessoas que usarem máscaras devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após tocar a máscara ou a sua remoção.

 


Todas as informações contidas neste site têm apenas caráter informativo e educativo, e de maneira alguma devem substituir o atendimento médico especializado.  Caso apresente um ou mais sinais ou sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.


MAIS INFORMAÇÕES

 

PARA A COMUNIDADE

Organização Mundial de Saúde

Ministério da Saúde

Universidade de São Paulo – A USP e o Covid-19

 

PARA PROFISSIONAIS

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Protocolo de manejo clínico

Procedimento Operacional Padronizado (POP)

Fluxo de atendimento

Situação dos casos

 

MATERIAIS EDUCATIVOS

Ministério da Saúde

 

 

 

 


Esta seção é atualizada frequentemente para acompanhar a evolução da COVID-19, de acordo com informações oficiais dos órgãos governamentais nacionais e internacionais.