A Covid-19 é uma doença respiratória viral identificada na China no ano de 2019, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.
TRANSMISSÃO, SINTOMAS E PREVENÇÃO
COMO LAVAR AS MÃOS CORRETAMENTE
ETIQUETAS DE HIGIENE
DÚVIDAS COMUNS
- Em primeiro lugar mantenha-se sempre informado por fontes confiáveis evitando informações propagadas em redes sociais e faça o seguinte para cuidar da sua saúde e proteger as outras pessoas:
- Lave com frequência as mãos com água e sabão ou aplique álcool gel 70%;
- Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.
- Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.
- Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico especializado – Uma unidade de pronto atendimento mais próxima.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso de máscaras somente por:
- Pessoas com sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade de respirar, inclusive ao procurar atendimento médico;
- Profissionais de saúde e pessoas que prestam atendimento a indivíduos com sintomas respiratórios;
- Profissionais de saúde, ao entrar em uma sala com pacientes ou tratar um indivíduo com sintomas respiratórios.
O uso de máscaras não é necessário para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios.
As pessoas que usarem máscaras devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após tocar a máscara ou a sua remoção.
Todas as informações contidas neste site têm apenas caráter informativo e educativo, e de maneira alguma devem substituir o atendimento médico especializado. Caso apresente um ou mais sinais ou sintomas procure a unidade de saúde mais próxima.
MAIS INFORMAÇÕES
PARA A COMUNIDADE
Universidade de São Paulo – A USP e o Covid-19
PARA PROFISSIONAIS
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
Procedimento Operacional Padronizado (POP)
MATERIAIS EDUCATIVOS
Esta seção é atualizada frequentemente para acompanhar a evolução da COVID-19, de acordo com informações oficiais dos órgãos governamentais nacionais e internacionais.