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A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do CSE Joel Domingos Machado tem seu suporte legal no Artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

É composta de representantes do empregador e dos empregados, que tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.

 

A CIPA não trabalha sozinha, o seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.

 

Atribuições da CIPA

 

  • Identificar riscos no processo de trabalho;
  • Elaborar Mapas de Risco em todas as unidades (com a participação do maior número dos trabalhadores);
  • Elaborar Plano de Trabalho que possibilite ações preventivas na solução de problemas de Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Realizar periodicamente verificações nos ambientes de trabalho para identificar pontos que ofereçam riscos para a saúde dos trabalhadores;
  • Participar, juntamente com o SESMT, das discussões promovidas pelo empregador, avaliando os possíveis impactos nas mudanças e alterações no ambiente de trabalho, relacionados à segurança e à saúde dos trabalhadores.

 

 

Veja também

 

 

E.P.I. – Equipamento de Proteção Individual

Formulário para registro de EPI

Normas e legislação

Recomendações para perfuro-cortantes

Acidentes – Tipos, ações e providências

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Revista CIPA