Buscar
Buscar

Ambulatório de Tabagismo

PROGRAMA DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO CSE SUMAREZINHO

 

Implantado em fevereiro de 2009, o Ambulatório de Tabagismo do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP tem como objetivo fornecer informações e estratégias para auxiliar o fumante que tem o desejo de deixar de fumar.

 

Para isso o serviço utiliza além de avaliação clinica e medicamentosa, a técnica cognitiva comportamental.

 

O ambulatório está inserido no Programa de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde Ribeirão Preto – SP e conta com apoio técnico do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

 

O paciente inicialmente é acolhido em um grupo que se reúne uma vez por mês.

 

Nesse acolhimento inicial ele recebe as primeiras orientações sobre o processo de abandono do tabagismo e também informações sobre aspectos práticos do ambulatório.

 

Na sequência o paciente é agendado para uma avaliação medica realizada pelos residentes da disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP,  sob supervisão da Medica Assistente da referida disciplina.

 

Após essa avaliação clinica inicial, o paciente é convidado a participar do grupo semanal anti-tabagismo. O tratamento dura aproximadamente 12 meses, durante o qual o paciente passa por retornos médicos mensais e participa dos referidos grupos com a psicóloga semanalmente.

 

A alta médica acontece apenas após o paciente completar 1 ano sem fumar.

 

  • Médica responsável: Dra. Adriana Ignácio de Pádua
  • Psicólogo: Maria Luisa Oliveira
  • Técnico de enfermagem: Simone Aparecida Pereira Fuliotto

Ambulatórios de Tabagismo em Ribeirão Preto

CSE Sumarezinho
UBDS Vila Virgínia
NGA-59
CAPS-AD
CAPS-3

O que acontece com seu corpo quando você para de fumar?