Buscar
Buscar

ConecteSUS: Como fazer o cartão do SUS pela internet

29/12/2020

Como fazer cartão do SUS - Ribeirão Preto

 

O ConecteSUS é o novo aplicativo do Ministério da Saúde, reestruturado a partir do Meu DigiSUS, que por meio da informatização, possibilita ao cidadão obter informações mais organizadas sobre os serviços públicos de saúde, que estarão integrados em uma grande rede de dados.

Com a ferramenta, o cidadão já pode gerar o seu cartão do SUS diretamente no celular.

Caso o morador não possua internet, pode fazer o cartão do SUS nas unidades de saúde. Com o número gerado, não é mais necessária a apresentação do cartão físico.

 

Como obter seu cartão do SUS pelo aplicativo ConecteSUS

Para ter atendimento médico no sistema público de saúde, o cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Agora, para o paciente ser atendido, é obrigatória a apresentação do cartão. Se você perdeu o seu cartão físico, pode solicitar um cartão virtual do SUS pela internet.

 

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

O cartão Nacional de Saúde (CNS), foi criado para unificar o sistema de saúde pública e criar um banco de dados com os registros de todas as informações sobre o paciente. É muito importante possuir o cartão, uma vez que o atendimento não emergencial é feito depois da apresentação deste. Além de clínicas e planos de saúde exigirem o documento.

Muitas pessoas não sabem, mas podem solicitar uma via virtual do cartão do SUS online, através do aplicativo Conecte SUS.

 

Como emitir o cartão virtual do SUS pela internet?

Existem duas maneiras de emitir o seu cartão virtual do SUS pela Internet, através do site ou aplicativo. Abaixo vamos ensiná-lo como realizar esse processo:

 

Emitir cartão virtual do SUS pelo App

  1. Baixe o App Conecte SUS (Android e iOS);
  2. Na tela inicial, clique em “Começar”;
  3. Em seguida, selecione o botão “Entrar”;
    Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Aceite os termos de uso para acessar o App;
  6. Ao entrar no App, você irá se deparar com um botão laranja, localizado no canto inferior direito da tela, então, clique nele;

O seu cartão virtual do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O seu cartão virtual do SUS será baixado no seu celular e poderá substituir o cartão físico, Muito mais praticidade, não é mesmo?

 

Emitir cartão virtual do SUS pelo site

  1. Entre no site Conecte SUS;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Insira seu CPF e senha do acesso Gov.br;
  4. Caso não possua conta no Gov.br, clique em “Criar conta”;
  5. Ao entrar no site, clique no botão laranja localizado no canto inferior direito da sua tela;

O seu cartão digital do SUS aparecerá na tela, então, basta clicar no ícone de “Download” representado por uma flecha apontada para cima e pronto!

O cartão virtual será baixado no seu computador e então poderá ser utilizado para substituir o físico.

Vale enfatizar que o cartão virtual do SUS só pode ser emitido pela internet quando o cidadão já tiver feito o cartão físico.

Wordpress fireworks powered by nkfireworks