Buscar
Buscar

Recomendações Gerais – COVID-19

03/08/2020

Recomendações Covid-19

 

Ao ter contato com o vírus, alguns cuidados são essenciais para garantir um tratamento seguro e diminuir o risco de contágio para outras pessoas. Confira algumas orientações sobre quando deve ocorrer a procura pelo pronto-socorro, a automedicação, o tempo de permanência do vírus e a possibilidade de reincidência da doença.

Quando procurar o pronto-socorro

Pessoas com quadros leves de gripe devem priorizar o isolamento domiciliar. A procura por ajuda hospitalar só deve ocorrer caso o quadro evolua para sintomas mais graves ou falta de ar progressiva.

Estando na cidade de Ribeirão Preto você pode entrar em contato com o DISQUE COVID-19, pelo número 0800 7701160 e obter ajuda e informações diretamente com profissionais de saúde.

Não se automedique

Até o momento, não existe tratamento medicamentoso específico para a COVID-19. Dessa forma, o uso de vitaminas e outras fórmulas não têm qualquer indicação como tratamento.

Período em que o vírus permanece ativo

Especialistas afirmam que o “tempo de vida” do vírus é variável, podendo manter-se ativo em superfícies duras, como um corrimão, por cerca de 48 horas ou mais. É por isso que o conselho é higienizar as mãos regularmente e não tocar no rosto – evitando que o vírus entre pelo nariz, boca ou olhos.

Quantas vezes uma pessoa pode ser infectada

Segundo cientistas, essa informação ainda é incerta. Houve um caso no Japão de paciente testada como positivo por duas vezes, mas ainda não é seguro dizer que houve reincidência do novo Coronavírus ou outra versão dele.

 

Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Postado em Blog | Tags: